Vereda é uma formação florestal caracterizada pela presença das palmeiras Buriti (Mauritia Flexuosa)
As veredas em geral são extensões de mata que podem alcançar 6 km de ocupação. Esta é uma formação típica do cerrado, em geral encontrada em planícies ou vales.
Porém, as veredas estão sempre acossiadas à campos úmidos, que é uma fitofisionomia endêmica do cerrado. O campo úmido é caracterizado por um solo argiloso parcialmente encharcado e rico em matéria orgânica, porque aquela argila está sempre passando por um processo de revitalização. Além disso, um campo úmido não é um local estável, muito pelo contrário: um passo errado e você afunda.
E é por isso que as veredas acossiadas aos campos úmidos são as esponjas do cerrado, porque elas captam as águas das chuvas que passam um tempo ali acumuladas, depois com afundam e vão em direção aos aquíferos subterrâneos, chegando até o nosso lençol freático, abastecendo nossos cursos.
Campo úmido no Parque Ezechias Heringer, está ameaçado de extinção, porque é uma área facilmente agriculturável, e o agricultor pode facilmente passar ali seu trator. E essa água acumulada vai pra baixo da terra, porem a planta que plantarem lá, vai buscar esta água buscando usá-la para à hidratar, impedindo assim, a sua chegada e passagem para os aquíferos e para o nosso lençol freático. Agradeço ao Professor Adolpho Fuíca, que me contou sobre o mesmo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário