domingo, 28 de fevereiro de 2016

Reserva Lago do Cedro - Aruanã/GO

Às margens do Rio Araguaia, está a Reserva Extrativista Lago do Cedro, emAruanã, no noroeste goiano. Nos 30 quilômetros de extensão e em uma área de 17.337 hectares, estão reunidos 72 lagos de água doce, sendo 64 deles perenes, ou seja, nunca secam. Mais de 324 espécies de aves foram catalogadas no parque ecológico criado em 2006.
"Aqui podemos encontrar andorinha, pica-pau do campo, maria de barro, martin-pescador, marrecos, gaviões, entre outras espécies", explicou o biólogo e coordenador de pesquisas da reserva, Kenney Andrade Borges. Os jacarés, de diversas espécies, também são muito procurados pelos turistas, que têm curiosidade de chegar bem próximo aos animais.
O pesquisador ressalta a importância da preservação da área para a presença desses bichos. "Cerca de 84% da área da reserva ainda tem vegetação nativa. Como o curso do Rio Araguaia atinge muitos locais, não foi possível desmatar para aproveitar os terrenos para outros usos. Dessa forma, os animais são beneficiados", afirma. Antas, caititus e até os cervos são vistos aqui facilmente, mesmo no período da manhã.
O Pato-Corredor (Neochen Jubata) é facilmente encontrado na Reserva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário