A Marrequinha Asa de Seda (Amazonetta Brasiliensis) é uma ave Anseriforme da família Anatidae. Marreco de pequeno porte, os machos medem entre 40-43 cm e as fêmeas entre 39-40 cm. Seu nome científico quer dizer "Marreco do Rio Amazonas" pelo fato de que nas expedições em 1530 ela foi observada frequentemente nos Igarapés da Amazônia. No Bioma Cerrado, é uma das espécies mais abundantes, registradas em 87,3% dos anilhamentos de anatídeos na região do Estado de Goiás.
Habita pequenos cursos d´água, brejos de vegetação densa e áreas úmidas, ocasionalmente em pequenas represas ou poças cercadas por vegetação. Raramente, chega a ser encontrado em Córregos parcialmente limpos em áreas urbanas. Porem transita frequentemente nos subsistemas de alagadiços e veredas, além dos campos hidro morfológicos (ou campos úmidos) e igarapés.
O Macho produz ou assobio, curto e agudo, e a fêmea por sua vez, produz um grasnado grave e bem alto. Se detectados, tentam se esconder ou permanecer imóveis, voar apenas em último caso.
São extremamente gregárias, vivem em bandos de até 15-20 indivíduos. Se domesticada, pode se tornar muito mansa, adora um carinho. É também chamada de Pé-Vermelho ou Marreca Asinha Azul.
Na foto, podemos ver um macho de Amazonetta Brasiliensis, e perceber o detalhe esverdeado na asa.
Também percebemos o Anel de Identificação na sua perna, mostrando que é um Indivíduo monitorado pelo meu grupo Pró-Anatídeo, desenvolvido nos Alagados do Estado de Goiás.
Nenhum comentário:
Postar um comentário