O Lobo-guará é um canídeo de médio porte endêmico das planícies do cerrado e áreas abertas no Centro-Oeste e Sudeste do Brasil, ocorrente também na Bolívia e no Paraguai.
|
Lobo Guará na Serra da Canastra |
Atualmente encontra-se em estado preocupante de ameaça, pois 47,8% de sua população foi reduzida. Os únicos lugares onde ainda pode ser encontrado uma pequena população de lobos-guará preservada são o Parque Nacional da Serra da Canastra (PNSC) e o Parque Nacional das Emas (PNE) fora algumas RPPNs em áreas mais secas do pantanal e do cerrado.
Antigamente o Lobo-Guará ocupava somente o bioma Cerrado como sua área de ocorrência, mas, com o desmatamento e com o aumento de áreas de lavoura e campo, o lobo expandiu sua distribuição, e algumas populações podem ser encontradas em áreas secas do Pantanal e nos limites oeste da Serra do Mar, em São Paulo.
|
Lobo-Guará no Parque Nacional das Emas |
Porém, com o desmatamento excessivo do Cerrado, a morada do lobo por milhares de anos, que já perdeu mais de 80% de sua cobertura vegetal, alguns indivíduos dessa espécie migram para as cidades. Muitas vezes, moradores acham lobos-guará em suas residências, e, sem mesmo avisar a Polícia Ambiental, acabam matando o lobo.
Ajude a preservar, esse Símbolo do Nosso Cerrado.